FANDOM

Uma running gag é uma piada que é constantemente utilizada numa história e que acaba por tornar-se um dos seus padrões. Uma tradução correcta para o Português será "piada corrente".

Saga do Facebook Sem Nome possui algumas running gags consideráveis, que serão, possivelmente, uma das suas principais fontes de comédia. A seguir apresenta-se uma lista das mais notáveis (não ordenadas por qualquer ordem especial).

Título das VersõesEdit

O próprio título da Saga (ou do RPG, já que o título veio originalmente desta versão) é uma running gag: a expressão "do Facebook Sem Nome" foi utilizada no título da História, no da Epopeia (embora aqui seja "sem" em vez de "Sem"), no do Filme e até num projecto de RPG Maker iniciado pelo Rafael Marques, entitulado "Jogo do Facebook Sem Nome". Já para não falar desta Wiki.

Até agora, nenhum dos enredos pertencentes à Saga possui qualquer relação com a tal rede social. O título do RPG, na altura em que foi criado (pensa-se que terá sido no Capítulo II1), pode ter sido encarado como provisório. Porém, acabou por fixar-se como um elemento clássico e cómico da Saga.

A Condição de OlíviaEdit

Desde o Capítulo I1 que a Olívia é considerada uma menina orfã, pobre e virgem, o que vai um pouco de acordo com os clichés dos RPGs. Esta caracterização, ao fazê-la parecer frágil, destaca o ridículo de ela ser enviada pelo Professor Peixe para deter o Império de Vralack.

Quebra da Quarta ParedeEdit

Talvez esta situação não tenha surgido assim tantas vezes no RPG. Contudo, afirma-se como um dos seus elementos cómicos mais notáveis. Basicamente, a quebra da quarta parede consiste, numa história, no facto de uma ou mais personagens saberem que estão numa história, que são apenas personagens fictícias.

Algumas das situações mais notáveis ligadas a esta running gag foram a morte do Rafa e do Andy (no Prólogo 1, já que na Epopeia a morte destes é uma coisa séria), a presença do Primeiro Game Master (ou de uma representação dele) como personagem do Capítulo XI1 e a existência de Inventários semelhantes a menus de RPGs nesse mesmo capítulo.

Os Inúmeros Fãs da SagaEdit

Esta é uma piada habitual entre os participantes Rafael Marques e Eduardo Castanho (exterior ao enredo, portanto). Na verdade, ultimamente, apenas eles participam no RPG e não se sabe se a Epopeia possui algum leitor para além de ambos e de um outro rapaz (a História já teve mais alguns leitores, contudo). Assim, a referência aos "inúmeros fãs" acaba por ser um pouco irónica.

Todavia, já houveram mais algumas pessoas (mesmo aparte do André Marques) que demonstraram a sua apreciação para com pelo menos uma das versões da Saga. O que não faz com que isto deixe de ser uma running gag.

Companheiros RepentinosEdit

Castanho (agora já falamos da personagem) tem um hábito intrigante de levar consigo na sua viagem certas personagens que acabou de conhecer, nomeadamente o Durka, o Wandro, o Jack Sparrow, o "Omendopov" e o Primeiro Game Master (note-se que o Wandro não foi propriamente forçado a vir e que o Jack e o Castanho têm um acordo).

Contudo, faz-o por razões coerentes: levou consigo o Durka para Aberon de modo a que este fosse julgado entre os Humanos pela sua tentativa de homicídio, levou o Wandro para o Wine Pearl devido à destruição da aldeia e dos pais deste, levou o Omendopov para as Montanhas Reagan porque duvidava da palavra deste em relação à localização do Pai Natal e levou o Game Master para o mesmo local porque receava que o RPG se tornasse um monólogo sem a presença deste.

Para além disso, no Capítulo V1, o Castanho disse ao primeiro Jawa que encontrou que esperaria por ele em Aberon. Nunca foi esclarecido o porquê deste convite.

Campo Lexical do AutomóvelEdit

O nome "Vila Pneu de Arroz", criado pelo André, acabou por ser o berço de mais dois nomes relacionados com os automóveis (e com outros transportes de rodas): "Vila Pneu de Salsichas" e "Vila Pneu de Tomates". Encarando isto como uma boa running gag, o Eduardo começou a criar mais nomes de locais (pertencentes a este campo lexical) para utilizar na sua EpopeiaFloresta LubrificanteVila TravãoVila VolantePlanícies MotorPorto BuzinaBosque Pisca, et cetera... refira-se ainda que, segundo o Padre Bacalhau, existe uma árvore no Bosque Pisca conhecida por "Árvore Capote".

Ainda hoje em dia o Rafael pensa em novos nomes de locais relacionados com automóveis.