FANDOM

Olhem, tive uma ideia estúpida. Vamos RPGar através de textos do Facebook. :C

Professor Peixe: Olá! És um gajo ou uma gaja? Como te chamas? Onde vives?

(E agora vocês respondem.)

Esta mensagem foi redigida a 11 de Junho de 2011 num Estado da rede social Facebook por Rafael Peres Marques. Naquele momento, o jovem não fazia ideia daquilo em que o RPG acabaria por se tornar.

E foi assim que toda a Saga começou. Inicialmente com Rafael como Game MasterAndré Marques como Olívia  e Eduardo Castanho como Castanho, iniciou-se a criação de uma história vincada para a estupidez e o humor. Ninguém fazia ideia de que, mais de dois anos depois, o RPG ainda estaria a ser desenvolvido.

Embora inicialmente desenvolvido num cenário com vastas semelhanças a Kanto, após a separação dos dois protagonistas, o enredo muda o seu foco para a região de Alagaësia, o mundo presente no Ciclo da Herança, uma série de livros de fantasia da autoria de Christopher Paolini.

Pelo interesse que despertou nos participantes Rafael e Eduardo, o RPG acabou por ser a origem de duas outras versões da Saga: a História do Facebook Sem Nome e a Epopeia do Facebook sem Nome.

SinopseEdit

Tudo começa quando Olívia, uma criança da Vila Pneu de Arroz, é encarregada pelo Professor Peixe de salvar o Mundo do Império de Vralack. Logo no início da sua jornada, esta encontra Castanho e ambos viajam para Zunka Zunka, embora separadamente. A meio do caminho, Olívia enfrenta alguns inimigos perigosos, nomeadamente a selvagem Gabriela Marques, um ninja misterioso e uma Bicha barulhenta. Entretanto, Castanho revela as suas aptidões para o domínio do Fogo, provocando um incêndio na Floresta Sombria.

Após uma guerra em Zunka Zunka, Castanho e Olívia são reunidos numa dimensão misteriosa, mas acabam por separar-se novamente. A partir daí, a história segue com Castanho, cujo passado e presente vão sendo gradualmente revelados. Ao buscar um significado para a sua existência, este acaba por se envolver nas guerras civis que decorrem em Alagaësia, entre os Varden e o Império de Galbatorix. Por sua vez, a Olívia repousa em Du Weldenvarden, submetida a um misterioso e profundo coma...

Simultaneamente, num plano paralelo, o jovem Mond, um simples habitante da Vila Pneu de Salsichas, é enviado pelo Padre Bacalhau para o Bosque Pisca, numa demanda pelo ingrediente curativo Selft. No entanto, a viagem acaba por tornar-se mais complexa e misteriosa do que estava previsto.

ParticipantesEdit

Rafael Marques: Sendo o primeiro responsável pela ordem no RPG, narra os acontecimentos e controla diversas personagens ao longo das jornadas de Olívia e Castanho, pelo que é apelidado de "Primeiro Game Master". Este possui também uma manifestação física que funciona como as outras personagens, fora o facto de ser claramente um deus. Controla ainda o Mond na parte do RPG em que não é Game Master;

André Marques: O criador e bonecreiro da Olívia Jindal. Foi responsável por ela até ao Capítulo III1, altura em que abandonou o RPG devido a falta de vontade. Contudo, antes desse ponto, foi bastante activo;

Eduardo Castanho: Controla o protagonista cujo nome provém do seu. Embora se tenha revelado ligeiramente bronco no início, acabou por tornar-se um participante activo. Tem ainda a função de narrar a Jornada de Mond, sendo aí conhecido por "Segundo Game Master". É também o autor da Epopeia do Facebook sem Nome;

Gabriela Marques: Apenas participou muito brevemente no Prólogo 1, após ser identificada numa das mensagens. Responsável pela cena alternativa em que a Bicha Gabriela aniquila Rafa e Andy, os quais, segundo a Olívia, seriam os grandes amigos de infância desta última;

IRMÃO DO EDUARDO: Não me lembro do nome dele e nem consigo encontrar as suas duas mensagens, mas ele interferiu no Capítulo X1 para gozar com os outros dois participantes. O Rafael optou por fingir que ele era um mero soldado no meio da guerra. Contudo, o Eduardo ignorou-o;

António Moura: O mais recente participante. Até agora apenas tomou parte no Capítulo XI1, sob a forma de Taiga, um misterioso e determinado treinador de Pokémon. Acabou por desaparecer a meio do capítulo.

CapítulosEdit

Os nomes de grande parte dos capítulos adoptam a numeração romana (para além do título qualitativo), tal como no caso de muitas outras obras escritas, distinguindo-se assim dos títulos da História e da Epopeia.

A divisão que se dá entre "IV1" e "IV2" decorre da separação de Castanho e Olívia, que viajariam por espaços distantes. Assim, os capítulos com o número 1 correspondem à Jornada de Castanho, enquanto aqueles com o número 2 diriam respeito à Jornada de Olívia. Contudo, devido à estranha e repentina estagnação do André, considerou-se atribuir a designação "IV2" ao quinto capítulo da Jornada de Mond.

Note-se que abaixo não estão listados os Capítulos de Interlúdio, visto que são todos descritos no mesmo artigo. Como a lista possui as hiperligações para os artigos dos restantes capítulos do RPG, estas não são usadas atrás nas referências concretas aos mesmos, como deveria ser segundo a regra.

Antes da SeparaçãoEdit

Jornada de CastanhoEdit

Jornada de MondEdit

Jornada de OlíviaEdit

CuriosidadesEdit

  • Inicialmente, o RPG não possuía nome, até porque era uma simples brincadeira. Ainda chegou a ser conhecido por "RPG escrito", "RPG DO FACEBOOK QUE AINDA NÃO TEM UM NOME MELHOR" e "RPG DO FACEBOOK SEM NOME", antes de o título actual se tornar fixo;
  • Alguns dos capítulos foram desenvolvidos em Estados do Facebook em vez de em Notas, pelo que foram mais difíceis de encontrar aquando da organização da lista de capítulos;
    • O Capítulo V1 iniciou-se num Estado e foi retomado numa Nota, visto que os participantes acharam que, dessa forma, ele ficaria melhor guardado. O Estado acabou por ser perdido no meio de várias publicações. Todavia, os participantes possuíam uma noção geral do que aconteceu nele, até porque não contém muitas mensagens. Mais tarde, acabaria por ser encontrado.
  • Os capítulos só recebem um título concreto após serem terminados. O Capítulo IV2 não chegou a ser desenvolvido, pelo que está identificado simplesmente seu número;
  • Os capítulos do RPG foram reproduzidos, de alguma forma, no Blog do Facebook Sem Nome;
  • Houveram longos períodos em que o RPG não foi desenvolvido. Hoje em dia, tem progredido ao rumo dos calendários dos dois estudantes, ao contrário de no tempo em que haviam três participantes.