FANDOM


Gabriela

Gabriela numa forma humana, segundo o ponto de vista de Eduardo Castanho.

Gabriela é uma das vilãs do RPG do Facebook Sem Nome e da História do Facebook Sem Nome. Já na Epopeia, Gabriela assume o papel de antagonista, apesar de o enredo revelar um lado heróico, no seu passado corrompido por Vralack.

É apenas parcialmente controlada pelo Game Master, dado que a verdadeira Gabriela Marques chegou momentaneamente a controlá-la.

ParticipaçãoEdit

RPG do Facebook Sem NomeEdit

No RPG, Gabriela é colocada em jogo logo no Prólogo, sendo esta a primeira adversária de Olívia, algures entre a Vila Pneu de Arroz e a Floresta. Durante a batalha, Olívia derrota Gabriela, atando-lhe as pernas e enfiando-lhe um barril na cabeça. Quando a batalha já parecia decidida, a verdadeira Gabriela Marques interfere, quebrando a quarta parede e comendo as cabeças dos participantes Rafael e Andy. Depois disto, a verdadeira Gabriela expressa o seu desejo de não voltar a surgir no RPG e retira-se.

Este poderia ter sido o final de Gabriela na participação do RPG, não fosse o Game Master voltar a colocá-la no capítulo seguinte, durante a Batalha de Zunka Zunka: após entrar em cena, esta agarra num pato com a boca. Acaba por ter o cabelo incendiado por Castanho. De seguida, Gabriela perde o controlo e ataca alguns dos soldados do Império.

Desconhece-se o destino de Gabriela, visto que Zunka Zunka não voltou a aparecer no RPG após o Capítulo I.


História do Facebook Sem NomeEdit

Na História, Gabriela tem precisamente o mesmo papel que no RPG: é a primeira dificuldade com que Olívia se depara na sua jornada, aparecendo pela primeira vez no Capítulo 2 (embora já na Floresta Obscura). Até agora, as duas duelaram três vezes, sendo a última na rota entre a Vila Pneu e a Floresta, que culminou na victória de Olívia (sendo que a Gabriela fugiu a meio do combate). Neste mesmo combate, Gabriela consegue morder Olívia, colocando-a em risco de ser contaminada pela Ira de Vralack.

É de referir que, até agora, nesta versão, o nome de Gabriela não foi denominado, visto que esta não revelou a capacidade de falar a língua humana.


Epopeia do Facebook Sem NomeEdit

Para variar, na Epopeia, a personagem é totalmente remodelada, sendo a sua história pré-RPG apresentada no capítulo Número 3. Dessa forma, Gabriela seria filha do Professor Peixe e morara na Vila Pneu de Tomates. Eis que é recrutada para a guerra em Zunka Zunka. Após a guerra, ao regressar a casa com os seus companheiros, é atacada por bichas, acabando por ser transformada numa bicha do demó.

Com o início da acção equivalente à do RPG, ela é atraída para a Vila Pneu de Arroz, onde mata Rafa e Andy, sendo parcialmente derrotada em combate por Olívia (que foge a meio do combate). É revelado mais tarde que Gabriela, ao seguir Olívia, encontra Liv como adversário e coloca-o às portas da morte. No entanto, o combate exige-lhe muita energia. Recupera as energias ao comer parcialmente um cavalo que encontra. Assustada por um incêndio que inunda a clareira, a criatura monta no cavalo (entretanto reanimado) e foge.

PersonalidadeEdit

Nas três versões da Saga, Gabriela possui uma personalidade animalesca, seguindo apenas os seus impulsos naturais (originados pela sua corrupção, provinda das forças de Vralack). No entanto, na Epopeia, é revelado que Gabriela não está totalmente dominada por Vralack, pois ocasionalmente recupera (parcialmente ou não) a consciência humana.

Todavia, deve notar-se que, enquanto no RPG e na História ela trata-se de uma personagem cómica, na Epopeia ela é uma criatura perigosíssima, que acaba por ser levada a sério pelos leitores.

Descrição FísicaEdit

A descrição física de Gabriela muda um pouco conforme a versão. Dessa forma, no RPG e na História, o seu visual é direccionado para uma semelhança com a verdadeira Gabriela, ou seja, uma rapariga absolutamente comum. No Capítulo 2 da História, é feita a seguinte descrição:

Foi então que a Olívia reparou que ela não era nenhum monstro: era uma rapariga aparentemente adolescente, vestida com roupa toda preta e sem sapatos, com o cabelo muito despenteado e os dentes amarelados, mais ou menos como o lendário Adamastor.

Por outro lado, na Epopeia, Gabriela, após a sua transformação, apresenta uma forma muito menos humana. Desse modo, é revelado no capítulo Número 5 a sua forma semi-animal:

Á primeira vista, este estranho parecia uma rapariga, mas notava-se já não ser totalmente humana. O cabelo era muito curto, variando entre cores como o branco, o castanho e o louro. A musculatura era muito maior do que aquilo que seria normal num ser humano (homem ou mulher), a pele estava suja e, em certas regiões, apodrecida. Da sua voz apenas lhe saíam roncos incompreensíveis. Era uma Bicha.

No capítulo Número 9, é dito que Gabriela teria braços invulgarmente grandes, provavelmente derivados da sua condição como bicha.

ArmasEdit

Gabriela, no combate, utiliza os seus imensos atributos físicos. Por outro lado, na Epopeia, é descrita uma espada na sua cintura, embora esta não tenha sido vista a utilizá-la.

Ela tornara-se uma especialista na luta corpo a corpo. A espada, era usada unicamente em situações extremas.

Origem do NomeEdit

O nome da personagem deriva diretamente do nome da pessoa em quem é inspirada.

CuriosidadesEdit

  • Na Epopeia, e não considerando que foi Castanho a matar Liv (no fundo, este foi um pedido de eutanásia), Gabriela acabou por matar todos os seus antigos companheiros de viagem num período de doze horas;
  • É a única vilã controlada por um participante abaixo do Game Master (se excluirmos as primeiras reacções de Castanho);
    • Considerando este grupo de personagens de participantes, é também a personagem controlada por menos tempo: a verdadeira Gabriela apenas a controla num único comentário, sendo o resto do tempo controlada pelo Game Master;
  • A sua descrição na Epopeia foi parcialmente inspirada na tripulação do Holandês Voador do filme Piratas das Caraíbas: O Cofre do Homem Morto.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.