FANDOM

As nuvens surgem repentinamente em Vila Volante: Começara a nevar. As crianças correm para casa , os velhos observam a montanha próxima. A tempestade no cimo da montanha era muito grande. Relâmpagos, trovões. Um cheiro a pinheiro queimado e a pântano pairava no ar.

A Epopeia do Facebook sem Nome, inicialmente sob outro nome, foi a primeira adaptação para texto corrido do RPG do Facebook Sem Nome, escrita por Eduardo Castanho e publicada em vários locais (o actual é o blog da saga, Blog do Facebook Sem Nome). Trata-se de uma versão que gira em torno de Castanho, onde as intrigas do seu passado tomam um papel determinante, à medida que os acontecimentos do RPG (muitos deles alterados e mais detalhadamente explorados) vão-se sucedendo.

Note-se que a palavra "sem" do título desta versão difere do das outras duas, sendo que começa por letra minúscula.

SinopseEdit

Tudo começa quando uma forte tempestade se inicia no topo das Montanhas Draskaan, anunciando a destruição do Templo do Norte. Castanho é encontrado desmaiado no local por um ferreiro. Após acordar, inicia uma viagem para Zunka Zunka, com o objectivo de recuperar a memória.

Enquanto isso decorre, a destruição do templo não passa despercebida aos servos do Imperador Vralack. Para salvar o reino, Olívia é encarregada de entregar uma importante mensagem ao Mestre Griff.

Diferenças entre a Epopeia e o RPGEdit

A Epopeia é uma história escrita de forma totalmente diferente da do RPG, assumindo, desde o início, um carácter mais descritivo, mais narrativo, mais sério.

Para além disso, a Epopeia difere do RPG em vários outros aspectos, alguns deles diferenças mínimas (como o nome de Korga, que é referido ser "Kip" no RPG). Certos acontecimentos ocorrem nas duas versões, mas em circunstâncias diferentes (como a explosão de fogo criada por Castanho, que, no RPG, ocorre no Laboratório do Professor Peixe e, na Epopeia, dá-se na Vila Pneu de Tomates). Existem ainda situações totalmente remodeladas (como o papel do Ninja) e a adição de novas histórias (Gabriela, Norleon, Amanda, et cetera).

CapítulosEdit

A utilização da designação "Número" (ao invés de "Capítulo") suporta a distinção entre os capítulos da Epopeia, do RPG e da História do Facebook Sem Nome.