FANDOM


Norleon Fase final

Castanho após o seu longo combate contra Carvatullos.

Castanho é um dos protagonistas do RPG do Facebook Sem Nome, atingindo o nível de principal protanista a partir do Capítulo III. É controlado pelo participante Eduardo Castanho. É também o protagonista do enredo principal da Epopeia e um dos protagonistas da História.

Trata-se de um jovem com estranhos poderes de fogo, que vagueia pelo Mundo em busca da sua identidade. No Capítulo VII1, é revelado que ele se trata do Anjo do Fogo, tendo perdido a sua memória aquando da Batalha das Draskaan. Esta identidade já havia sido indiciada pelas observações do Mestre Griff e pelas crenças dos Anões das Montanhas Beor.

ParticipaçãoEdit

RPG do Facebook Sem NomeEdit

O Castanho é a terceira personagem a surgir no RPG, estando presente no Laboratório do Professor Peixe (por razões desconhecidas), no qual é nomeado o escudeiro de Olívia, cargo esse que recusa rapidamente. De igual
Castanho

Visual criado pelo Rafael. Repare-se na cor das roupas e na chama.

forma, são também desconhecidas as causas que o levaram a atacar o Professor, após a Olívia partir na sua jornada. Sabe-se que este se deparou com a Gabriela Marques (após esta chegar ao Laboratório), mas não se sabe se teve problemas com ela.

De seguida, tal como a Olívia (embora separado dela), o Castanho segue para a Floresta Sombria, que decide incendiar, mais uma vez por motivos desconhecidos. Durante a Batalha de Zunka Zunka, usa os seus poderes para aniquilar o Lord Grimstathel e para pôr um fim ao próprio capítulo.

Após tal situação, é enviado inexplicavelmente para o Tabuleiro de Xadrez (que serve de cenário aos dois seguintes capítulos), em conjunto com a Olívia, o Mestre Griff e dois patos de Zunka Zunka. Após o Rarghoul ser derrubado, Griff, ao ver os poderes de Castanho em acção, sugere que este seja o Anjo do Fogo.

Entretanto, já no Capítulo III, a conversa é interrompida por ????. Quando este fica a sós no Tabuleiro com Castanho, ambos duelam durante alguns momentos e Castanho acaba por perder um rim. Eis que o ???? decide ir embora e o Anjo é enviado para fora daquela dimensão, indo parar às Montanhas Beor (novamente de forma inexplicável), em Alagaësia, onde toma contacto com a raça dos Anões. lá, aceita a missão de reunir as quatro peças de Isidar Mithrim espalhadas por alagaesia. Ainda nas Beor, conheçe Durka, que se junta à equipa, e aprende a convocar os Ninjas Queimados. Em Aberon, conheçe NasuadaLady Agatha e Albus. Devido a uma confusão de onde resultam vários guardas mortos, Castanho foge, acabando em Nía, onde encontra a primeira peça. Para além disto, encontra Flotani, um outro anjo, que lhe revela alguns pormenores sobre a missão dos anjos e dos seus poderes. Esta acaba, no entanto, raptada por Lorde Spectrum. Sem saber onde a encontrar, Castanho junta-se a Capitan Jack Spearow (e salva um rapaz chamado Wandro), seguindo maritimamente para as Planicies Flamejantes, enfrentando o império. No final da batalha, encontra Lorde Carvatullos, acabando por o matar (não sem antes ter sofrido uma ilusão, onde enfrenta Urufu).

Após matar Carvatullos, enfrenta Spectrum juntamente com o recém apareçido Mestre Griff. A batalha é dura para Castanho, dado que este já estaria ferido. Durante a batalha, este é forçado a mergulhar nas profundezas de um lago de fogo, encontrando-se com uma versão espiritual de Norleon, que lhe entrega Ifreitum e as suas próprias forças, com a promessa de devolver a espada a Flotani assim que possível. A batalha fica a meio, dado que ambos entendem não ser o momento certo do conflito. 

Ao corpo de Carvatullos, surge um Sphera, que conduz Castanho para um mundo de pretidão.


(Beta)História do Facebook Sem NomeEdit

O Castanho é introduzido logo no Capítulo 1, embora o seu nome não seja referido. Tal como no RPG, este é nomeado o escudeiro de Olívia pelo Professor Peixe, embora aqui seja referido que ele entrou no Laboratório para se abrigar da chuva.

Já no Capítulo 2, após a Olívia abandonar o edifício, o Professor tenta forçá-lo a ficar com um escudo de madeira. Eis que o Castanho ouve vozes misteriosas que o incitam a atacar o Professor. Assim, numa enorme manifestação de poder, ele acaba por incendiar o Laboratório e grande parte da Vila Pneu de Arroz. Depois, segue para a Rota 1, com intenções desconhecidas, onde tem um breve encontro com a Olívia.


Epopeia do Facebook sem NomeEdit

Na Epopeia, Castanho assume-se como o principal protagonista da acção e é introduzido logo no primeiro capítulo, sendo encontrado junto ao Templo do Norte por Korga, inconsciente. Já aí é notado algo de estranho em relação a este, devido às circunstâncias em que este foi encontrado com vida.

Pois que Korga reparou num vulto deitado nos rochedos, nos mármores de que o monumento havia sido erguido.

[...]

Ao seu redor, as rochas haviam mudado. De mármores brancos, rochas negras, basaltos, ainda quentes (como reparou Korga a aproximar-se), a cheirar a enxofre. O mais estranho, era, no entanto, as chamas castanhas que rodeavam o sujeito.

Nos capítulos seguintes, Castanho é levado para Vila Volante, onde se descobre que este perdera a memória. Ele é levado de seguida por Korga em direção a Zunka Zunka. Castanho aceita segui-lo, pois é-lhe dito que o Mestre Griff poderia ajudá-lo a recuperar a memória. É também nessa altura que o protagonista recebe o nome que viria a ser o seu (Castanho), dado que se esquecera do seu nome anterior.

No sexto capítulo, na primeira noite da viagem, enquanto repousavam numa taberna da Vila Pneu de Salsichas, são atacados por criaturas chamadas de "Uruk-hai". Ao ser atacado, Castanho desmaia e tem uma visão acerca da vida de Norleon e Blommy. Ao acordar, descobre que Vila Pneu de Salsichas se encontrava destruída e Korga morto. Tudo queimado, excepto, obviamente, o próprio Castanho.

Influenciado por uma voz interior, Castanho segue para a Floresta Sombria, passando pela Vila Pneu de Arroz e tendo um rápido encontro com o Professor Peixe. Na floresta, encontra Liv no seu leito de morte e, a pedido deste, mata-o (de modo a impedi-lo de se transformar numa bicha). Após ser morto, Liv transforma-se num ser feito de Luz. Este último diz-lhe algumas palavras e Castanho desmaia mais uma vez, acabando por ter uma visão com Olívia e Liv. Quando acorda, continua a tentar sair da floresta, enfrentando ????, saindo derrotado. Ao sair da floresta, encontra Olívia. Ambos acabam por efrentar Rarghoul. Na batalha, Castanho desmaia, sendo levado por Griff.

Durante o seu desmaio, Castanho vê-se numa dimensão paralela, onde encontro uma vez mais ????. Desta vez, este não o ataca. Este mostra-lhe muitas coisas estabelecendo-se uma ligação entre eles. Nesse momento, é-lhe dito que Castanho seria o Anjo do Fogo e é-lhe contado sobre o cavaleiro dourado Vralack, num mundo decadente e frio.

PersonalidadeEdit

A personalidade de Castanho é bastante variada conforme a versão da Saga e mesmo o capítulo em que esta é mostrada.

No RPG, Castanho começa por ser um sujeito que mostra-se indiferente aos acontecimentos, antipático, agressivo e irónico. Ao longo da história (com especial foco no instante em que Castanho passa a caminhar sozinho), Castanho perde grande parte da sua antipatia e agressividade, revelando uma personalidade mais amável e simpática (mostrando-se pronto a colaborar e a ajudar), muito diferente da inicial. Mantém, no entanto, a sua ironia.

Na História, Castanho está bastante similar ao que é no RPG, sendo até um pouco mais antipático e irónico. Deve notar-se, no entanto, que a História não está ainda suficientemente desenvolvida para mostrar alguma possível mudança de personalidade.

A Epopeia mostra-nos um Castanho totalmente diferente daquele das versões anteriores. Nesta versão, Castanho é um ser confuso, um tanto emotivo, disposto a ajudar. Revela ainda uma certa submissão para com as vozes que ouve, tendo, no entanto, resistido a estas uma vez.

Descrição FísicaEdit

De cabelos castanhos (castanho-avelã, segundo a Epopeia) e olhos igualmente castanhos (profundos, de acordo com o quarto capítulo da Epopeia), Castanho não é descrito como particularmente musculado nem como possuidor de traços físicos especiais, apesar de ser descrita uma cicatriz ou tatuagem castanha em forma de chama no seu peito. No Número 26, a cor dos olhos de Castanho muda temporáriamente para verde.

A nível de roupas, é referido no RPG que ele possuía roupas castanhas quando encontrou Peixe. Castanho muda, no entanto, algumas vezes de roupa (até porque esta não dura muito tempo).

Quanto à Epopeia, sabe-se que Castanho possuíra, em tempos, roupas à prova de fogo. Estas, feitas em farrapos quando Castanho é encontrado, seguem na mochila deste. Castanho veste-se então com roupas oferecidas por Korga, embora não seja feita qualquer referência especial a estas.

Na (Beta)História, apenas é referido que Castanho veste um casaco (assume-se que tenha alguma coisa vestida por baixo, dado que não foi referido que este estaria nu quando tirou o casaco).

Armas e PoderesEdit

RPG do Facebook Sem NomeEdit

No RPG, Castanho possuiu uma enorme variedade de armas e poderes, a começar pelos seus poderes de fogo (sendo capaz de utilizar vários golpes de fogo dos jogos de Pokémon e de manobrá-los à sua vontade), apesar de golpes mais complexos exigirem uma maior quantidade de força.

Firedragon 1024x768

Possível efeito do feitiço "Brisingr Skulblaka Flauga".

Dentro dos poderes de fogo, destacam-se ainda o poder de invocar chamas eternas (chamas que queimam apenas aquilo que Castanho pretende, deixando o resto intacto, e que não se apagam com a água) e o feitiço "Brisingr Skulblaka Flauga", que lhe permite invocar um Dragão feito de fogo puro (este trata-se de um poder de tal forma potente, que é necessária a Língua Antiga para o invocar). No entanto, enquanto o primeiro feitiço apenas gasta uma enorme quantidade de energia, o feitiço nunca conseguiu ser invocado com sucesso por mais de meros segundos, até agora.

Para além dos poderes de fogo, Castanho tem a capacidade (obtida de forma misteriosa) de invocar Ninjas Queimados, onde se pode destacar K. Estes ninjas podem ser invocados na quantidade que Castanho pretender (embora gaste uma dose de energia equivalente). Estes guerreiros podem ser térreos ou aéreos.

Castanho pode também utilizar as katanas dos seus ninjas (apesar de ser um completo amador), utilizando uma pela primeira vez contra Adamastor. Tem ainda no seu inventário a espada mágica de Olívia e um isqueiro (que utilizou nas primeiras vezes que controlou o Fogo). Obteve a espada, no entanto, por mero acaso, e, até agora, não a utilizou.

Mais tarde, encontra Ifreitum, e passa a usa-la como a sua principal arma.


História do Facebook Sem NomeEdit

Até agora, na História, o domínio sobre o Fogo de Castanho já foi visto a dois níveis: por um lado, este conseguiu lançar simples bolas de fogo dos punhos ao combater a Gabriela e o Ninja; por outro lado, foi capaz de pôr grande parte da Vila Pneu de Arroz a arder. Contudo, neste último caso, este parecia estar a ser dominado por uma força superior.

Até agora, não foi visto a utilizar nenhuma arma, limitando-se aos seus poderes mágicos.


Epopeia do Facebook sem NomeEdit

Na Epopeia, Castanho não tem um bom domínio sobre qualquer tipo de armas. Contudo, no final do oitavo capítulo, ele obtém a katana de Liv e, até agora, não a utilizou (excluindo o facto de a ter usado para matar Liv).

Os seus poderes de fogo já haviam sido indiciados pelas estranhas ocorrências nas Montanhas Draskaan e na Vila Pneu de Salsichas. Contudo, apenas são vistos pela primeira vez no combate contra ????, no meio da Floresta Sombria.

Origem do NomeEdit

Não tendo nenhuma relação directa com a cor castanha, o nome do protagonista vem simplesmente do sobrenome daquele que o controla no RPG.

CuriosidadesEdit

  • Em algumas situações do RPG, especialmente nos primeiros capítulos, o Castanho chega a ser referido por "Eduardo" e "Norleon", devido à sua ligação com o participante do RPG que o controla. Para além disso, na História do Facebook Sem Nome, o Professor Peixe chama-lhe "Noeh Datukonta", pois este havia respondido "Não é da tua conta" quando o Professor lhe pediu o nome;
  • Inicialmente, para dominar o Fogo no RPG, Castanho utiliza um isqueiro, que deixa de ser necessário mais tarde (provavelmente devido ao seu aumento de poder);
  • No Prólogo 1, Peixe oferece castanhas a Castanho. As castanhas ainda não tiveram qualquer utilidade. Porém, não foram esquecidas;
  • No RPG, é revelado que este aprecia (ou pelo menos suporta) comer carne de Anão. Chega a usá-la para provocar o Durka, no Capítulo VI1;
  • A sua capacidade de queimar coisas é absurda nos primeiros capítulos do RPG: o Castanho termina um capítulo ao queimá-lo, queima a mensagem que surge no Tabuleiro de Xadrez e ainda chega a queimar uma palavra utilizada pelo Mestre Griff, fazendo com que ele repita a frase (excluindo essa palavra).

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.