FANDOM

As Bichas tratam-se de criaturas selvagens e irracionais que pertencem ao Império de Vralack, compondo uma parte importante dele. Estão presentes nas três versões da Saga do Facebook Sem Nome, representando sempre uma ameaça para a Olívia, o Castanho e outros heróis.

Descrição e ParticipaçãoEdit

RPG do Facebook Sem NomeEdit

No RPG, esta espécie não é muito destacada. Contudo, já pelo comportamento da Gabriela Marques e do Rarghoul (dois dos três primeiros oponentes da Olívia), é possível ver o seu lado selvagem e violento: para além de insistirem em andar à pancada, o Rarghoul solta gritos estridentes e irritantes constantemente. Mais tarde, surge Urufu, que combate com Castanho, demonstando poderes psiquicos.

História do Facebook Sem NomeEdit

As Bichas recebem um pouco mais de atenção nesta versão: após a Olívia ser mordida pela Gabriela, o Professor Peixe, pouco antes de morrer, dá à primeira um antídoto para combater a Ira de Vralack, um vírus que teria sido passado à Olívia através da dentada.

A Olívia observou a zona do braço onde a criatura a tinha mordido: aparentemente, os dentes da rapariga haviam sido fortes o suficiente para lhe causar uma pequena hemorragia. Sem esperar uma resposta directa, o Professor estendeu-lhe o frasco.

- Foste contaminada pela Ira de Vralack - explicou o Professor, com uma aparente dificuldade em falar - usa isto para curares a ferida, antes que seja demasiado tarde...

Assim, pode-se supôr que o que causa o comportamento animalesco, violento e irracional das Bichas (ou, pelo menos, de parte delas) é o tal vírus.

Para além da Gabriela, o Rarghoul também surge nesta versão, no Capítulo 5.

Epopeia do Facebook sem NomeEdit

Assim como na História, as Bichas possuem a capacidade de contaminar as outras criaturas com a Ira de Vralack (mesmo que o vírus não assuma o mesmo nome nesta versão). Foi assim que a Gabriela se tornou uma Bicha, tal como é narrado no Número 3:

Apenas chegando a Vila Pneu de Arroz e á segurança, eles se aperceberam que faltava um elemento. Ela não estava entre eles. Ao longe, ouviam-se e um dos gritos, seria, certamente, o Dela. Liv deixou-os, jurando regressar apenas quando a morte Dela fosse vingada e as bichas eliminadas. Mas ele nunca voltou. A floresta tornara-se num local perigoso, onde as bichas proliferavam.

A nível de personagens, Gabriela, assume-se como uma personagem principal, sendo referidas as suas aventuras, a matar Rafa e Andy, a perseguir Olívia, a matar Liv. De seguida, sofre uma crise psicologia, salvando Olívia, e acabando por desmaiar numa praia.

É também referido Rarghoul. Esta teria sido a mais assustado das bichas, tendo transformado Gabriela. Esta, chega a enfrentar Olívia, Castanho e K, derotando-os. No entanto, vale Mestre Griff que os salva, assutando a bicha.

De facto, na Epopeia, a Floresta Sombria é apresentada como um local muito mais tenebroso do que nas restantes versões, o que reforça a existência de uma forte fobia às Bichas por parte dos Humanos. Para além disso, nesta versão, as Bichas mostram-se também muito mais perigosas e sanguinárias do que nas outras: enquanto no RPG a Gabriela e o Rarghoul são altamente ridicularizados (o mesmo para a primeira na História), aqui a Gabriela é capaz de matar e mutilar Rafa e Andy rapidamente, no Número 5.

CuriosidadesEdit

  • Esta espécie é originalmente nomeada no Prólogo do RPG por "Bicha do Demó", sendo esse então um dos elementos desta versão que a fazem ridícula e cómica;
    • Nesse mesmo capítulo, o Professor Peixe chama ao Castanho "Bicha de Vralack", pelo simples facto de ele o atacar;
  • Nas três versões da Saga, as Bichas são conhecidas por habitar a Floresta Sombria. Esta presença está mais fortemente marcada na Epopeia;
    • Foi exactamente devido à chegada e instalação das bichas nesta floresta que ela perdeu o seu nome antigo (Floresta Lubrificante).