FANDOM

A cada dia, o Império de Lord Vralack vai crescendo, através dos seres das Trevas que os feiticeiros criam com a sua magia negra e dos humanos a quem fazem falsas promessas.

Na guerra que perdura durante estes dias, um dos Anjos da Vida já foi capturado e os outros foram dados por desaparecidos. Quem sabe se tenham refugiado para fugir à ira de Vralack... onde estarão eles?

Esta citação corresponde às três últimas linhas do Prólogo desta versão, publicado originalmente no dia 2 de Janeiro de 2012 pelo Rafael Peres Marques. Através delas, é possível ver-se logo uma relação óbvia entre a História e o RPG do Facebook Sem Nome. De facto, tendo sido fortemente baseada no RPG, a História do Facebook Sem Nome segue um enredo semelhante ao dele, possuindo até um título bastante similar.

Esta versão foi dada por terminada logo no Capítulo 7, pois o autor decidiu redigir uma nova versão com o mesmo título. Os capítulos antigos serão apagados do Facebook, mas podem ser todos lidos num ficheiro Word.

ResumoEdit

Tudo começa no Prólogo, que refere o nascimento do deus Alpha e dos sete Anjos da Vida e à posterior vingança de Vralack, que conduziu ao seu aprisionamento no Inferno. Ainda neste capítulo, é indicado que um grupo de feiticeiros sequiosos de poder, conhecimento e prestígio encontram o local onde Vralack repousa e fundam o grandioso Império de Vralack. Por sua vez, os Anjos da Vida perduram, tendo renascido várias vezes.

É devido à constante expansão deste Império que, no capítulo seguinte, o Professor Peixe envia a pobre, virgem e orfã Olívia numa jornada para salvar o Planeta. Esta segue primeiramente para Zunka Zunka, onde deveria aprender algumas coisas importantes com o Mestre Griff. Eis que um incêndio na sua vila natal leva-a a voltar para trás, de modo a salvar os seus amigos. No entanto, ela acaba por não conseguir salvar nada nem ninguém e ainda chega a ser mordida e contaminada por uma Bicha. Esta derrota não a faz desistir da sua missão: e assim, a jovem segue para a Floresta Obscura, onde uma tenebrosa batalha contra o passado a espera...

Entretanto, um misterioso rapaz, possuidor de um forte e igualmente misterioso domínio sobre o Fogo, após recusar o cargo de escudeiro da Olívia e incendiar Pneu de Arroz, segue também para a Floresta Obscura, com fins desconhecidos, onde enfrenta o guardião do local. Ao entender que o seu oponente e que a Bicha que encontra pouco depois eram demasiado perigosos, acaba por fugir e viajar para a Vila Zunka Zunka. A meio do caminho, é interceptado por um velho guerreiro e revela-lhe que estava uma Bicha na Floresta Obscura.

SingularidadesEdit

Percebe-se logo desde o início que o autor esforçou-se para criar uma contextualização relativa à existência dos Anjos da Vida e do Império de Vralack, coisa que não está bem patente nas outras versões. Para além disso, são referidas as causas da morte dos pais da Olívia, enquanto nas outras versões apenas se sabe que estes estão mortos. Todavia, ao contrário de na Epopeia, não foi fornecida nenhuma backstory do Castanho, pelo que ele permaneceu uma personagem bastante misteriosa. O seu nome nem chega a ser referido.

Possui ainda um maior nível de descrição e de linguagem literária do que o RPG, tendo-se tornado particularmente complexa e emotiva no Capítulo 4. No entanto, é menos descritiva e complexa do que a Epopeia.

ReformaEdit

Após se deparar com diversos defeitos e dificuldades da História, o escritor decidiu reformá-la, tornando-a numa versão beta, precisamente a que é descrita neste artigo. Nesse dia, começou também uma nova História.

Meus caros e milhentos fãs... informo-vos que a História do Facebook Sem Nome vai ser reiniciada, devido a alguns arrependimentos meus relativos a certas coisas do enredo que, na minha opinião, desenvolvi mal. O próprio conteúdo da mensagem inicial já foi bastante modificado.

Brevemente, as Notas dos capítulos também serão eliminadas. Se quiserem ir rever os comentários antes de estes sumirem, façam favor. Quanto aos próprios capítulos, não se preocupem: se quiserem ter os antigos guardados, peçam-me para vos enviar o ficheiro Word que os contém. Este possui ainda um curto prefácio e umas poucas notas de rodapé que nunca chegaram ao Facebook.

Espero ter a determinação para escrever os novos Prólogo e Capítulo 1 em breve.

Esta mensagem foi publicada no dia 21 de Setembro de 2013, num comentário à Nota do Facebook que listava os capítulos antigos. Passaram mais de quatro meses entre a publicação do Capítulo 7 e a desta mensagem.

CuriosidadesEdit

  • A ideia original da criação desta versão foi mostrada numa das primeiras mensagens do Primeiro Capítulo de Interlúdio do RPG e foi dada pelo próprio Rafael:

Se calhar era giro que este RPG realizado através de centenas de mensagens fosse adaptado para uma história de texto corrido...

  • A numeração utilizada nos capítulos desta versão é a árabe, ao contrário de no RPG, em que é utilizada a numeração romana. Esta decisão do autor deveu-se exactamente à necessidade de distinção;
    • Contudo, na primeira edição do Capítulo 1, a numeração romana ainda chegou a ser utilizada.
    • Lançada em Janeiro de 2012 e encerrada em Setembro de 2013, A (Beta)História foi a versão beta que mais durou. As duas versões Beta da Epopeia duraram poucos meses.